Levantamento de Perfil Comportamental

A determinação de seu perfil comportamental possibilita a avaliação de seus pontos fortes e seus potenciais em relação às funções disponíveis ou a cargos que precisem ser preenchidos.

Além disso, também colabora com a assertividade de seus processos de desenvolvimento, uma vez que, conhecendo-se seu estilo de trabalho, baseado em seu perfil, é possível explorar com mais inteligência os esforços, relativamente ao seu desenvolvimento de competências.

Quando você, como líder, tem em mãos uma ferramenta acessível, tanto sobre si quanto sobre os seus liderados, como é o caso da avaliação comportamental, o processo de comunicação e, consequentemente, de realização de atividades se torna mais assertivo.

Nossa plataforma contempla as seguintes análises:

(Análise de sua postura diante das responsabilidades que assume)

Suas atitudes e comportamentos são regidos por padrões que você nem sempre percebe com muita clareza.

Muito se tem estudado sobre o comportamento humano, buscando o aprofundamento nos traços de personalidade e reações instintivas, que foram personificadas em quatro perfis básicos: o executor, o comunicador, o planejador e o analista.

Cada um tem suas características marcantes, traços negativos, pontos limitantes, necessidades, fatores motivadores, postura diante de desafios, bem como o ambiente ideal e dicas para um melhor relacionamento.

Na pesquisa que realizamos para determinar seu perfil gerencial, é possível, além de sua autoavaliação e da avaliação que faz do que o meio requer de você, obter comparações dessas avaliações com a avaliação real que o meio faz de você e das exigências reais para o desempenho adequado de seu papel (feedback).

Essa riqueza de dados possibilita uma avaliação mais precisa de si mesmo, bem como das habilidades que devem trabalhadas, de acordo com os objetivos que se deseja atingir.

Em resumo: Conhecer o seu perfil comportamental e de seus liderados é uma maneira eficaz de melhorar os resultados da sua equipe e da organização.

(O que influencia as suas escolhas diante das oportunidades)

Esta pesquisa auxilia na avaliação dos elementos dos quais você não abriria mão, mesmo diante de escolhas difíceis. Eles representam suas referências internas para a escolha de uma atividade, um trabalho ou uma profissão.

Entre as âncoras, são avaliadas as oito principais: Competência Técnica/Funcional, Competência Gerência Geral, Autonomia/Independência, Segurança/Estabilidade, Criatividade Empreendedora, Serviço/Dedicação a uma Causa, Puro Desafio e Estilo de Vida.

O resultado desta pesquisa possibilita compreender as escolhas que fez durante a vida e que o conduziram à posição em que se encontra no momento, assim como mostra que adequações precisará considerar para assumir novas oportunidades.

Em resumo: Entenda os motivos por trás de suas escolhas.

(Identifica as atividades em que seu desempenho é máximo)

O cenário está mudando rapidamente de uma economia de dinheiro para uma economia de satisfação. Portanto, você pode ter um trabalho muito mais satisfatório se colocar suas forças pessoais em ação, de preferência todos os dias.

Entretanto, você não precisa, necessariamente, mudar de emprego ou profissão. Você pode, com criatividade e boa vontade, reformular o modo como desempenha as suas atividades atuais.

Segundo Martin Seligman, precursor da Psicologia Positiva, há três tipos de orientação do trabalho:

  1. Atividade profissional: Aquela que você realiza em troca do salário.
  2. Carreira: Aquela vinculada a um investimento profissional mais profundo, em que cada promoção confere mais prestígio e poder, além do aumento do salário.
  3. Vocação: Aquela que se traduz como um compromisso apaixonado pelo trabalho, que é visto como uma contribuição maior, ou seja, fator de realização, mesmo que não haja dinheiro ou promoção envolvidos.

Para ele, qualquer atividade pode se tornar uma vocação e qualquer vocação pode se tornar uma atividade.

Quando seus talentos e seus pontos mais fortes encontram as demandas, o trabalho começa a fluir, pois você se engaja nas atividades que o tornam mais confiante, produtivo e valorizado.

Em resumo: Saiba como se sentir mais motivado e satisfeito ao realizar suas atividades.

(O que provoca o aumento de sua motivação e de seu engajamento?)

O que faz você se sentir mais valorizado? E o que você pode fazer para que o outro se sinta mais valorizado?

Gary Chapman, antropólogo, filósofo e psicoterapeuta familiar, percebeu que, mesmo que nossos sentimentos sejam sinceros, podemos não ser capazes de comunicá-los de maneira que o outro os perceba da forma que estamos procurando expressá-los. Isso se deve ao fato de as linguagens de valorização do emissor e do receptor serem diferentes.

São cinco as linguagens consideradas mais comuns: palavras de afirmação (elogio sincero), tempo de qualidade (dedicação exclusiva), presentes (algo tangível), atos de serviço (auxílio nas atividades) e toque físico (contato).

Por isso pode acontecer de bonificações ou muitos elogios não surtirem o mesmo efeito que alguns minutos de conversa sobre as preocupações do momento.

Em resumo: Quer se comunicar melhor? Conheça-se e conheça a pessoa com quem vai se relacionar pessoal ou profissionalmente.

(Quanto você está satisfeito com o que faz e como se sentir ainda melhor?)

Esta pesquisa não tem nada a ver com mantermos o pensamento positivo frente às adversidades, mas despertarmos e aproveitarmos o que temos de melhor, alcançando maior bem-estar em nossas vidas, o que favorece a nossa saúde (física e mental) e nos ajuda a atingir melhores resultados.

O método para medir o quanto temos vivido neste estado de bem-estar considera cinco elementos:

  • Emoções positivas;
  • Engajamento;
  • Relacionamentos;
  • Significado/propósito;
  • Realizações.

Em resumo: Que tal poder medir o quanto você tem assumido a responsabilidade por seu estado de bem-estar?

(Quanto do seu tempo é dedicado ao que realmente importa para você?)

Essa análise tem a ver com o saber delegar, utilizar a tecnologia a seu favor e saber gerenciar suas ações de forma que o seu tempo seja, realmente, bem aproveitado.

Segundo Christian Barbosa, considerado especialista no assunto, o tempo não é gerenciável. O que gerenciamos, na realidade, são as nossas ações, as quais – segundo ele – podem ser divididas em três esferas principais: atividades importantes, atividades urgentes e atividades circunstanciais.

Em nossa pesquisa, avaliamos, também, as circunstâncias interruptivas, relacionadas àqueles agentes externos que nos desviam a atenção.

Além da análise que expõe como tem administrado seu tempo, você terá sugestões de como melhorar a qualidade da distribuição de sua atenção.

Em resumo: Aproveitar o tempo é ter controle sobre a distribuição de atividades.

(Como tomar melhores decisões entre alternativas profissionais)

Esta análise tem o propósito de comparar as características de duas a cinco alternativas profissionais com os seus motivadores, aqueles tópicos mais valorizados por você, visando auxiliar no processo de escolha entre oportunidades, como, por exemplo, a troca de cargo, de empresa ou de área de atuação.

Para sua realização, você precisa ter feito pelo menos um dos três assessments: DISC, Forças Pessoais ou Âncoras de Carreira. O ideal é ter feito os três, uma vez que trabalham os motivadores em abordagens diferentes:

  • DISC: avalia motivadores profissionais, em relação ao perfil;
  • Forças Pessoais: avalia os motivadores de vida;
  • Âncoras de Carreira: avalia os motivadores profissionais.

Na devolutiva é considerada a importância de cada motivador em relação à oportunidade.

Em resumo: Para dar passos certos na carreira, é importante fazer uma análise o mais completa possível, pois o aspecto que mais salta aos olhos, em um primeiro momento, pode não se mostrar tão forte de modo a compensar os pontos negativos que podem ser descobertos depois.

Gilberto Peverari é Engenheiro eletricista graduado pela Unicamp, com especialização em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini e em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV.

É Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP) desde 2006, Consultor de Organização e Gestão, Instrutor de Gestão de Qualidade em Projetos, Facilitador em Workshops, Palestrante, Treinador de Alto Impacto, Mentor e Coach de Líderes.

Sua experiência em Gestão de Projetos, Gestão da Qualidade e Automação de Processos foi formada nas empresas Siemens, Alstom, Cegelec, Schneider e Villares, atuando em clientes como thyssenkrupp, Petrobras, CMSP, PSA Peugeot Citroën, COPEL, Votorantim, CSN, Usiminas, Gerdau e Acesita.

Como voluntário, já foi palestrante, expositor e diretor das áreas de Administração Geral e de Comunicação e realiza workshops beneficentes, que promovem o desenvolvimento de profissionais e suprem necessidades de entidades assistenciais.