DIAGNÓSTICO

O que eu faço é projeto? Elimine sua dúvida

Elaborado por Gilberto Peverari

em 11/01/2022

Projeto é definido como sendo um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado único.

Temporário, aqui, não significa que tenha curta duração, mas que tenham sido estabelecidas datas de início e de término. Mas… e se atrasar? Continua sendo um projeto e veremos em outros artigos como lidar com isso, seja uma possibilidade ou um fato.

Segundo este conceito, podemos entender que nossa vida é repleta de projetos, como comprar um celular ou um carro, organizar uma festa de aniversário ou ter um filho. Do ponto de vista de uma organização, pode-se pensar na implantação de uma nova instrução de trabalho, na obtenção de uma certificação ou na aquisição de um novo equipamento.

Os trabalhos operacionais repetitivos, como a fabricação de celulares ou de carros em uma linha de montagem, o dia a dia de um casamento ou os cuidados diários com um filho, portanto, não são caracterizados como projeto, da mesma forma que a execução de um trabalho conforme a aquela instrução citada acima, a manutenção da certificação obtida ou a utilização diária do equipamento adquirido.

Um projeto pode até ter como base um sonho, mas, para que se concretize, este sonho deve ser convertido em metas, para as quais se estabeleçam planos para cumprimento.

Para se realizar um projeto, é recomendável que se tenha uma definição precisa do que se quer ter ao seu término, além de planejamento, atribuição de responsabilidades, análise sobre possíveis ocorrências no decorrer de sua execução e comunicação clara entre todos os envolvidos.

Pode acontecer de algumas das atividades a realizar não atingirem os resultados esperados, por falta de experiência anterior, por exemplo. Para minimizar essa ocorrência, há técnicas – que, normalmente, são de conhecimento dos gerentes de projeto – para detectar essas possibilidades de ocorrência de custos desnecessários.

Em nossos artigos trataremos de algumas dessas técnicas, mas, além disso, pretendemos auxiliar não somente quanto à decisão de quais usar para o caso que se apresente, mas trataremos da melhor maneira de aplicá-las. Queremos, com isso, dizer que não são apenas as questões técnicas que determinam o sucesso de um processo ou projeto, mas as posturas e atitudes assumidas durante a sua realização.

*Foto de Vojtech Okenka no Pexels