Treinamentos em Gestão
Considerando-se o tripé da competência, composta por Conhecimento técnico, Habilidade e Atitude, a proposta desses treinamentos é trabalhar as hard skills para o desenvolvimento técnico do profissional que queira ou necessite entender melhor a organização e as atividades que desempenha. Os outros dois pilares – habilidade e atitude – são trabalhados por outros meios, como o Coaching de Liderança Individual ou em Grupo, os Workshops vivenciais para ampliar as Competências de Gestão e a Formação da Liderança.
Os treinamentos podem ser realizados, de forma virtual ou presencial, em duas modalidades:
- Fechado: caso a organização tenha de 6 a 16 profissionais para montar uma turma, podendo o conteúdo ser personalizado com os procedimentos, métodos e ferramentas específicas da empresa;
- Aberto: nos quais as turmas serão compostas por profissionais de diferentes ramos de atuação, cujas interações promovem visões mais amplas sobre os temas discutidos.
Abaixo, temos exemplos de treinamentos em diversas áreas de conhecimento:
Objetivo: Trata-se de um treinamento personalizado voltado à apresentação dos processos de gestão e onde são aplicados na administração da empresa e, também, em projetos. Este treinamento visa esclarecer os processos, independentemente do nível de conhecimento do participante sobre o assunto e da área em que atua. A metodologia aplicada é a Aprendizagem Vivencial, pela qual o conhecimento é construído pelos participantes, a partir da aplicação da teoria apresentada em casos reais.
Público: Todos os colaboradores, principalmente os que não sejam gestores, que desejem aprender mais sobre gestão e como seus processos são aplicados em cada área e suas inter-relações.
Benefícios: Colaboradores que conhecem os processos da organização, possuem mais possibilidades de contribuir com seu melhor desempenho, por idealizar otimizações nos fluxos de informação entre áreas.
Objetivo: Este treinamento personalizado possibilita aos participantes sentirem o quanto a qualidade pode ser uma aliada na realização das atividades, garantindo melhores resultados, inclusive financeiros.
Público: Profissionais de organizações de manufatura ou serviços que pretendam reduzir custos e prazos de execução de tarefas, com controle mais apurado dos processos de realização.
Benefícios: Redução de desperdícios, maior qualidade das tomadas decisão e processos otimizados.
Objetivo: Este treinamento personalizado trata dos riscos do empreendimento que se pretende realizar. Consideramos, aqui, riscos como os eventos que afetem negativamente (ameaças), bem como os que afetem positivamente (oportunidades) o projeto.
Público: Empresas que pretendam conhecer mais amplamente o projeto que tencionam desenvolver. Os riscos podem ser de várias categorias, desde políticas ou pessoais até as extremamente técnicas.
Benefícios: Quando se conhece profundamente os riscos aos quais se está exposto, é possível determinar, com mais firmeza, suas prioridades, a partir das estimativas dos impactos que podem causar.
Objetivo: Trata das comunicações entre os envolvidos nos negócios da organização de uma forma mais estruturada, visando maior efetividade.
Público: Organizações que visem aprimorar as comunicações entre seus colaboradores e deles com seus clientes, para que as informações cheguem de forma clara e no tempo devido ao devido destinatário, de conformidade com o tema a ser tratado.
Benefícios: Quando as informações são transmitidas da forma correta e pelos meios corretos às pessoas certas, confusões e mal-entendidos são evitados, o que representa a eliminação de desperdícios, pelo menos de tempo. Considerando-se a máxima que afirma que um gestor passa 90% de seu tempo se comunicando é possível dimensionar o impacto deste tema.
Objetivo: Este treinamento discorre sobre de todos os envolvidos nos negócios da organização, também denominados Stakeholders – sejam internos ou externos à organização – e como as expectativas deles devem ser consideradas para evitar dificuldades ou interrupções no desenvolvimento do empreendimento.
Público: Qualquer organização que deseje ter mais conhecimento a respeito das partes impactadas por sua atuação no mercado.
Benefícios: Atingindo grande nível de satisfação das expectativas, mais adeptos serão conseguidos. É muito importante saber, exatamente, com quem se está falando e quem será afetado por variações nos produtos ou serviços oferecidos pela organização.
Quer saber mais sobre os benefícios que os treinamentos podem proporcionar aos colaboradores e à organização? Entre em contato.
Gilberto Peverari é Engenheiro eletricista graduado pela Unicamp, com especialização em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini e em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV.
É Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP) desde 2006, Consultor de Organização e Gestão, Instrutor de Gestão de Qualidade em Projetos, Facilitador em Workshops, Palestrante, Treinador de Alto Impacto, Mentor e Coach de Líderes.
Sua experiência em Gestão de Projetos, Gestão da Qualidade e Automação de Processos foi formada nas empresas Siemens, Alstom, Cegelec, Schneider e Villares, atuando em clientes como thyssenkrupp, Petrobras, CMSP, PSA Peugeot Citroën, COPEL, Votorantim, CSN, Usiminas, Gerdau e Acesita.
Como voluntário, já foi palestrante, expositor e diretor das áreas de Administração Geral e de Comunicação e realiza workshops beneficentes, que promovem o desenvolvimento de profissionais e suprem necessidades de entidades assistenciais.