Treinamentos em Gestão

Considerando-se o tripé da competência, composta por Conhecimento técnico, Habilidade e Atitude, a proposta desses treinamentos é trabalhar as hard skills para o desenvolvimento técnico do profissional que queira ou necessite entender melhor a organização e as atividades que desempenha. Os outros dois pilares – habilidade e atitude – são trabalhados por outros meios, como o Coaching de Líderes Individual ou em Grupo, os Workshops vivenciais para ampliar suas Soft Skills e a Formação de Líderes.

Os treinamentos podem ser realizados, de forma virtual ou presencial, na modalidade aberto, nos quais as turmas serão compostas por profissionais de diferentes ramos de atuação, cujas interações promovem visões mais amplas sobre os temas discutidos.

Abaixo, temos exemplos de treinamentos em diversas áreas de conhecimento:

Objetivo: Trata-se de um treinamento voltado à apresentação dos processos de gestão e onde são aplicados na administração da empresa e, também, em projetos, sejam eles pessoais, sociais, internos ou externos à organização. Este treinamento visa esclarecer os processos, independentemente do nível de conhecimento do participante sobre o assunto e da área em que atua. A metodologia aplicada é a Aprendizagem Vivencial, pela qual o conhecimento é construído pelos participantes, a partir da aplicação da teoria apresentada em casos reais.

Público: Principalmente os profissionais que não sejam gestores, que desejem aprender mais sobre gestão e como seus processos são aplicados em cada área e suas inter-relações.

Benefícios: Profissionais que conhecem os processos aplicados nas organizações, possuem mais possibilidades de contribuir com seu melhor desempenho, por idealizar otimizações nos fluxos de informação entre áreas.

Objetivo: Este treinamento possibilita aos participantes sentirem o quanto a qualidade não só não é uma consumidora de esforços como pode ser uma grande aliada na realização das atividades, garantindo melhores resultados, inclusive financeiros.

Público: Profissionais que atuem, ou pretendam atuar, em organizações de manufatura ou serviços e que pretendam contribuir para a redução de custos e prazos na execução de tarefas, com controle mais apurado dos processos de realização.

Benefícios: Contribuição ativa na redução de desperdícios, colaborar para maior qualidade das tomadas decisão e desenhar processos otimizados.

Objetivo: Esta área trata dos desafios do empreendimento que se pretende realizar, seja para reduzir os impactos das ameaças ou ampliar os das oportunidades para o negócio.

Público: Profissionais que pretendam adquirir uma visão mais ampla e preditiva de projetos ou organizações. Os riscos podem ser de várias categorias, desde políticas ou pessoais até as extremamente técnicas.

Benefícios: Quando se conhece profundamente os riscos aos quais se está exposto, é possível determinar, com mais firmeza, as ações necessárias e suas prioridades, a partir das estimativas dos impactos que podem causar.

Objetivo: Trata das comunicações entre os envolvidos no empreendimento de uma forma mais estruturada, visando maior efetividade.

Público: Pessoas que desejem aprimorar as comunicações profissionais para que as informações cheguem de forma clara e no tempo determinado ao devido destinatário, de conformidade com o tema a ser tratado.

Benefícios: Quando as informações são transmitidas da forma correta e pelos meios corretos às pessoas certas, confusões e mal-entendidos são evitados, o que representa a eliminação de desperdícios, no mínimo, de tempo. Considerando-se a máxima que afirma que um gestor passa 90% de seu tempo se comunicando é possível dimensionar o impacto deste tema.

Objetivo: Este treinamento discorre sobre de todos os envolvidos no empreendimento, também denominados Stakeholders – sejam internos ou externos à organização – e como as expectativas deles devem ser consideradas para evitar dificuldades ou interrupções no desenvolvimento do empreendimento.

Público: Profissionais que desejem apurar seu conhecimento a respeito das partes impactadas por sua atuação no mercado e a melhor maneira de administrar seus interesses.

Benefícios: Entendendo e ajustando as expectativas e dimensionando os esforços para se atingir o nível adequado de satisfação, mais promotores serão conseguidos. É muito importante saber, exatamente, com quem se está falando e quem será afetado por variações nos produtos ou serviços oferecidos.

Quer saber mais sobre os benefícios que os treinamentos podem proporcionar a você? Entre em contato.

Gilberto Peverari é Engenheiro eletricista graduado pela Unicamp, com especialização em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini e em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV.

É Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP) desde 2006, Consultor de Organização e Gestão, Instrutor de Gestão de Qualidade em Projetos, Facilitador em Workshops, Palestrante, Treinador de Alto Impacto, Mentor e Coach de Líderes.

Sua experiência em Gestão de Projetos, Gestão da Qualidade e Automação de Processos foi formada nas empresas Siemens, Alstom, Cegelec, Schneider e Villares, atuando em clientes como thyssenkrupp, Petrobras, CMSP, PSA Peugeot Citroën, COPEL, Votorantim, CSN, Usiminas, Gerdau e Acesita.

Como voluntário, já foi palestrante, expositor e diretor das áreas de Administração Geral e de Comunicação e realiza workshops beneficentes, que promovem o desenvolvimento de profissionais e suprem necessidades de entidades assistenciais.